academico
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROFESSORA: ÚRSULA ANDRÉA DE ARAÚJO SILVA
DISCENTE: WALDSON PEREIRA DOS SANTOS
RESENHA DO FILME QUASE “DEUSES”
“De faxineiro a Doutor”
O filme Quase Deuses narra a história real de Vivien Thomas (1910-1985), afro-americano, que sonhava em ser médico. Após conseguir emprego na Clínica Vanderbilt como faxineiro, começa a estudar os experimentos feitos pelo célebre Dr. Alfred Blalock e logo passa a auxiliá-lo. Autodidata faz importantes descobertas na medicina juntamente com o Dr. Blalock, resultando na primeira cirurgia cardíaca do mundo. Apesar de sua genialidade, esteve sempre à sombra das aclamações por ser negro, e não conseguiu cursar a medicina, tendo todo seu trabalho reconhecido após receber o tardio prêmio de Doutor Honoris Causa.
O filme segue duas interessantes interpretações; uma explícita e outra implícita. A primeira expressa a trajetória de Vivian, sua superação, seu trabalho e humildade. Onde o conhecimento adquirido de Thomas, mesmo que informalmente, somada com a experiencia científica do Dr. Blalock torna-se uno, transmitindo a ideia de que o ser humano é dotado da habilidade de aprender e criar.
Toda a experimentação da dupla, às vezes incompreendida, fazia-se necessária para o avanço nas pesquisas médicas. Ainda expõe a tristeza de Vivien dada ao não reconhecimento de seu trabalho e a discriminação racial frequente. A demonstração tácita dos fatos históricos onde ele se ambienta. Começando na Grande Depressão, recessão econômica dos EUA no início da década de 30, resultando em altas taxas de desemprego, e queda exorbitante da produção industrial e de renda, resultando no confisco do dinheiro em bancos, motivo pelo qual Vivien perdeu suas economias. Mas o foco implícito deste filme é a narrativa da Segregação Racial, onde naquela época nos EUA, os negros eram discriminados, separados como raça inferior, vivendo numa liberdade escravizada,