academico
No final do século XVIII o café começa a ser cultivado em grande escala possibilitando antever o auspicioso futuro desse produto.
A revolução industrial e a conjuntura politica europeia trarão consequências importantes para a colônia. Com a vinda da família real para o brasil, em 1808 pode-se considerar encerrado o período colonial brasileiro, tamanhas serão as mudanças na economia.
Podemos dividir o estudo do século xix em três períodos: a era do liberalismo de 1808 a 1850 o império escravocrata de 1850 a 1889 e o período republicano de 1889 a 1990.
A era do liberalismo
No caso brasileiro a vinda da família real de 1808 fugindo da opupação de portugual pelas tropas napoleônicas, introduzira o livre comercio significando na pratica o fim do período colonial.
D. Joao VI, assina o decreto que abre os portos da colônia as nações amigas, acabando com o exclusivismo metropolitano que era a base sobre a qual se apoiava o domínio colonial português.
A partir do tratato de 1810 o comercio e a navegaco portugueses serão praticamente excluídos do Brasil
A abertura comercial acarreta graves desequilíbrios na balaca comercial, sem contar as despesas com importação de escravos africanos. Esses déficits serão cobertos pelos capitais externo sobretudo emprestismos públicos. A balanca comercial brasileira comecara a produzir superávits comerciais no inicio dos anos 1860
A entrada da economia brasileira no século XIX em condições preacrias na medida em que nossos principais produtos de exportação o açúcar e o algodão precisam enfrentar forte conconrrencia de outras colônias e países. Esse concorrência aumentava por causa da baixa produtividade da nossa agricultura e pela ineficiente estrutura do transporte marítimo começam a soprar para o comercio brasileiro e mundia as possibilidades brasileiras ainda se mostram bastante limitadas. O futuro seria sombrio se não fosse o surgimento do café