academico
Acadêmica: Márcia Regina Ferreira Soares.
Ra 78416.
CAPITULO I.
QUESTÃO I.
O texto acima trata da relação do historiador com o documento. Considerando a abordagem do capitulo sobre o papel da teoria a orientar o trato com a produção do conhecimento histórico, explore os significados possíveis de serem extraídos da fala do autor no extrato acima.
R-O autor concorda que a historia é feita a partir de documentos escritos e sem sua falta, a partir de palavras, de desenhos vasos que o mesmo define como pedaço de argila e até sinais deixados em paisagens através dos tempos.
Enfim tudo que esta relacionado ao homem, cabe ao mesmo homem a serviço dele, expressar os relatos que outras sociedades deixaram a feitos dos próprios homens.
Assim para os historiadores e futuros historiadores é apaixonante em relação ao trabalho, de levar para futura civilizações as coisas que ficaram em silencio como o próprio autor define esta idéia de no caso esconder algo, para que as mesmas possam se tornar expressivas e ter conhecimentos das mesmas.
O autor faz um questionamento também a falta de documentos escritos para se estar expressando, relatando acontecimentos passados, que essa maneira de utilizar a historia falada de boca em boca ou deixar acontecimentos relatados em forma de desenhos, o autor tem a opinião que não supre a escrita.
CAPITULO II.
QUESTÃO IV.
Explique o entendimento iluminista de que a historia é governada pela razão, pois tem o sentido e o significado de “produzir moralidade, a liberdade, a justiça, a igualdade e jamais a violência e a pura vontade de potencia”.
R- Como vimos no capitulo os iluministas procuravam aplicar a razão em todos os âmbitos da ação humana, para o entendimento iluminista a natureza e a História eram compostas pelos mesmos elementos e deveriam ser analisados sob as mesmas base, em busca das mesmas regularidades ou seja em leis como se aplicavam para a historia natural.
Os iluministas