Academica de Pedagogia UEM
O Estágio em Gestão possibilitou-nos sairmos do micro- Gestão Escolar para entender o macro – Gestão Educacional, e isso é de extrema importância para nossa formação, pois com ele podemos ter uma base de como funciona a organização da escola e a aplicação dos princípios da Gestão Democrática em seus diversos âmbitos. Ele respondeu-nos questões assim como, porque certas decisões são tomadas, e como elas chegam a escola. Assim não ficamos apenas na teoria, e podemos ter um pouco de noção de como é a prática e os obstáculos que a mesma tem, nos mostrando como é a realidade nas dependências escolares.
Esse estágio nos explicita como acontece a interação entre a escola e as instancias colegiadas, e como funciona a relação Núcleo e Secretaria Municipal e demais instituições educacionais de nosso município. Foi possível visualizar ate onde se delimita os limites de cada órgão e suas atribuições.
O estágio supervisionado foi organizado em teoria e prática. Na teórica refletimos sobre Leis educacionais e obras destes escritores a seguir: Libâneo, Bogatschov, Noma, Minto, Coelho e Hofling, que embasaram nossa prática mostrando como deve acontecer o ensino aprendizagem dentro das instituições escolares e como se dá a ligação e organização do sistema educacional brasileiro. Fomos conhecer profissionais da educação que atuam na organizam do ensino e na prática da democracia nos seguintes órgãos: Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e com uma Diretora de