Academia
Apresentação do Negócio
Segundo Carlos Heitor Bergallo, médico, consultor de saúde e fitness para empresas, em artigo denominado “Uma breve panorâmica da indústria do fitness” publicado no site da Associação Brasileira de Academias – ACAD, as três principais motivações que levam uma pessoa a procurar uma academia de ginástica são: saúde, beleza e diversão, nem sempre nessa ordem.
“Hoje, as pessoas estão muito mais conscientes de que a atividade física não está ligada a estética e sim a qualidade de vida e elas investem com prazer nisso. Assim, estão procurando lugares que tenham uma estrutura diferenciada, qualidade, profissionais de ponta e tecnologia de última geração", explica o empresário José Otávio Marfará.
Com o aumento da expectativa de vida das pessoas e da competição no mercado de trabalho, a sociedade contemporânea demonstra uma preocupação muito maior com a beleza (estética), saúde e qualidade de vida do que há alguns anos atrás.
Associada à melhoria da qualidade de vida, diminuição do estresse e à boa saúde, a ginástica praticada no ambiente alegre das academias tem se transformado num hábito comum do mundo moderno.
Relacionado a esse contexto, as academias de ginástica são centros de prestação de serviços de avaliação, prescrição, orientação de exercícios físicos, com a supervisão e orientação de profissionais de educação física.
Hoje as academias de ginástica não atraem somente os “malhadores”. Seus freqüentadores são pessoas de diversas idades e faixa de renda, com interesses diversos, seja em busca de melhorar a condição física, combater o stress ou mesmo prevenir doenças (principalmente na terceira idade). A tendência é a profissionalização do setor.
No novo cenário, especialistas acreditam que as academias ofereçam cada vez mais equipamentos modernos, várias modalidades de atividades esportivas e tecnologia atualizada, assim como a especialização em determinados nichos, como feminino, terceira idade,