Academia
Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina
Rodolfo Neves HEMKEMAIER1
RESUMO
O estudo tem como objetivo demonstrar a relação entre condicionamento físico e sedentarismo nos militares do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina,
relacionar as
conseqüências destas características e demonstrar a necessidade direta de se obter e manter um bom nível de condicionamento físico, para desempenhar de forma produtiva as funções exercidas pelos mesmos. Demonstrar algumas estratégias de incentivo a pratica de exercícios físicos proporcionadas pelo Corpo de Bombeiro de Santa Catarina. Descrever a relação direta do exercício físico no ingresso do Militar, através de concursos que avaliam dentre outras critérios a aptidão física do candidato.
Palavra-chaves: Condicionamento Físico. Sedentarismo. Bombeiro Militar
1 INTRODUÇÃO
O Bombeiro Militar desempenha inúmeras funções, dentre elas, destaca-se as de caráter preventivo, combate a incêndio, abandono de local sinistrado e técnicas de emergências médicas, entre outros. No entanto, dentre as exigências inerentes da profissão, destaca-se o nível de aptidão física, que devido às divergentes ocorrências cotidianas, comporta-se em exigir condicionamento físico considerável dos integrantes.
Sendo assim, entende-se que através da conscientização do Bombeiro Militar em manter ou até mesmo obter um bom condicionamento, o mesmo estará preocupado em desempenhar suas funções de forma eficiente, refletindo diretamente no seu bem estar e também oferecendo um serviço de qualidade para a sociedade.
Para isto, serão descritos conceitos sobre condicionamento físico, sedentarismo, a relação sobre os benefícios da atividade física para a melhora da qualidade de vida, juntamente com o comportamento do Corpo de Bombeiro Militar no incentivo a prática de
1 Aluno Soldado do CEBM Centro de Ensino Bombeiro Militar de Santa Catarina. Graduado em Educação
Física email