Abuso de Drogas
Definição
O abuso de drogas é o uso de drogas ilegais ou o uso indevido de medicamentos sob prescrição ou de venda livre, pode ser entendido como um padrão de uso que aumenta o risco de consequências prejudiciais para o usuário.
Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID), o termo “uso nocivo” é aquele que resulta em dano físico ou mental, enquanto no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) “abuso” engloba também consequências sociais.
Por que os adolescentes experimentam substâncias?
Os adolescentes que experimentam drogas dão razões similares às para o fumo e para o álcool: pressão dos companheiros, uso por parte de parentes e familiares, estresse, aborrecimento, rebelião, ansiedade, depressão e redução da auto-estima. O uso do fumo e do álcool em geral precede a experimentações com drogas.
Apesar do bombardeio de informações a respeito do perigo do fumo, do álcool e das drogas, nenhum adolescente fica imune à influência social e ao fácil acesso. Isto é especialmente efetivo no caso de os pais fumarem em ou beberem em excesso ou usarem drogas.
Nomes alternativos
Abuso de substâncias; Abuso de drogas ilícitas; Abuso de narcóticos; Abuso de alucinógenos.
Informações
MACONHA (também chamada de "erva", "bagulho", "baseado", "beck", "haxixe", "cannabis", "ganja" e "marijuana")
Cerca de 2 em 5 norte-americanos já fumaram maconha pelo menos uma vez. Cerca de 10% da população fuma regularmente.
A origem da maconha é a planta de cânhamo (Cannabis sativa). Os ingredientes ativos são o THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) e outros canabinoides, que são encontrados nas folhas e flores da planta.
O haxixe é uma substância extraída das plantas fêmeas. Ele contém uma quantidade mais alta de THC.
A concentração de substâncias na maconha varia muito, dependendo da forma como ela é preparada.
Os efeitos da maconha podem ser sentidos em alguns segundos ou vários minutos depois da inalação da fumaça (em um cigarro ou