Abusado
Abusado é o livro-reportagem do autor Caco Barcellos, lançado em 2003, que traz em seu contexto histórias sobre o mundo do tráfico e do crime nas favelas mais famosas do Rio de Janeiro. Com histórias reais e escritas como um romance. O personagem principal se chama Juliano VP – pseudônimo do traficante Marcinho VP – o dono do morro Dona Marta.
Juliano, filho de nordestinos migrados para o sudeste, teve uma escolha ao ir crescendo e tomando conhecimento, porém escolheu a pior, ou para ele, pode ter sido a melhor. Com a ajuda de uma família desorganizada e dos amigos que também pensaram do mesmo modo que ele, VP decidiu ser traficante. Resolveu que brincar com armas seria melhor que ter uma vida de trabalho. E, ao decorrer do livro, Caco mostra claramente as consequências e vantagens que teve por sua escolha.
O livro começa de forma impactante: A guerra do morro estava acontecendo, porém as coisas não estavam indo bem para Juliano e seus amigos. E, por ser um livro-reportagem, o autor conta, de uma forma clara, o contexto em que se deu o fato. Careca, o melhor motorista que a Santa Marta – nome do complexo do morro -, já teve, morre com um tiro na cabeça dentro do carro de fuga, e Juliano está ferido e sangrando muito, mas com vida. Seria esse o fim do dono do morro? Seria o fim da guerra?
Após esse contexto, Barcellos nos leva ao início de tudo. A infância de VP na Santa Marta, os