Abstracionismo
“Segundo Mondrian, cada coisa, seja uma casa, seja uma árvore ou uma paisagem, possui uma essência que está por trás de sua aparência. E as coisas, em sua essência, estão em harmonia no universo. O papel do artista, para ele, seria revelar essa essência oculta e essa harmonia universal. Ele procura, pesquisa e consegue um equilíbrio perfeito da composição, despojado de todo excesso da cor, da linha ou da forma.”
➢ Etimologia:
No latim escolástico, a palavra significa “isolar, isolar pelo pensamento”. A partir do século XIX passa a ser conhecido como “atitude mental desligada da realidade”.
Então para os princípios da popularização do abstracionismo, o seu significado era que o artista se desliga da realidade, passa a trabalhar a sua expressão.
➢ Origem e marco inicial:
O abstracionismo surgiu como oposição a outro movimento: o cubismo. Seu mentor é Wassily Kandinsky (1866-1944) e aparecimento se dá pelo o início do século XX. Seu mentor é Wassily Kandinsky (1866-1944), com a obra “Batalha”, datada de 1910, na Alemanha.
➢ Definição e Objetivo:
“Qualquer traço de representação nas suas obras é inteiramente invonlutário – a sua intenção era carregar a forma e a cor de um sentido puramente espiritual (como dizia Kandinsky), eliminando toda a aparência com o mundo físico.”
Subentende-se que o objetivo do abstracionismo era o de se libertar de regras estabelecidas por escolas europeias onde as formas realistas são baseadas nas formas geométricas, o cone, a esfera, o cilindro. É como “se jogar no papel” retratando suas emoções a uma técnica pessoal, individualista e ao mesmo tempo concisa; pois tem significado, tem emoção.
O abstracionismo se utiliza de artíficios como a linha, as cores, as formas, podendo ser geométricas e\ou livres.
➢ Classificações:
o Lírico, Informal ou ainda Expressivo: Como a própria denominação diz, é o tipo de representação mais