Absorção e Transporte dos Nutrientes
As moléculas digeridas dos alimentos , como também a água e sais minerais , são absorvidos na porção inicial do intestino delgado. O material absorvido atravessa a mucosa e atinge o sistema sanguíneo e é levado a outras partes do corpo para ser armazenado ou sofrerem outras modificações químicas. Este processo varia de acordo com o tipo de nutriente.
FISIOLOGIA
Os fenômenos fisiológicos do Sistema Digestório Humano são de dois tipos: mecânicos e químicos.
Os fenômenos mecânicos iniciam-se na boca, com a mastigação e a deglutição. Ambas contam com o auxílio da língua, órgão muscular, flexível, preso ventralmente, que contém, no lado superior, papilas e botões gustativos. A língua movimenta o alimento dentro da boca.
A mastigação é realizada pelos dentes, partes modificadas do esqueleto, fixadas nos maxilares e na mandíbula. Os dentes são de diversos tipos, adaptados para cortar, furar, rasgar e triturar o alimento. Temos quatro tipos de dentes: incisivos, caninos, pré-molares e molares.
O alimento mastigado e envolvido em saliva denomina-se bolo alimentar. Este é forçado a ingressar no esôfago pelo ato da deglutição. A primeira parte do processo é voluntária, exercida pela língua, que empurra o bolo alimentar para o fundo da faringe. A segunda parte, que corresponde à descida do alimento pelo esôfago em direção ao estômago, é reflexa e involuntária. O último grupo de fenômenos mecânicos do processo digestório denomina-se movimentos peristálticos (peristaltismo). Estes são movimentos de contração e relaxamento (em ondas) da musculatura do tubo digestório (esôfago, estômago e intestinos).
No estômago, o bolo alimentar é envolvido pelo suco gástrico, transformando-se em quimo. As glândulas gástricas produzem de 2 a 3 litros de suco gástrico diariamente. O suco gástrico consiste de uma solução contendo ácido clorídrico, sódio, potássio, muco e várias enzimas digestórias. A principal dessas enzimas é a pepsina, que inicia