Absorção e emissão da radiação
Objetivos da atividade prática – página 3;
Introdução teórica – página 3 e 4;
Planeamento e execução:
Materiais utilizados – página 5;
Precauções página 5;
Procedimento e esquema de montagem – página 5;
Resultados obtidos – página 6;
Conclusão – página 7;
Apreciação global – página 8;
Bibliografia – página 8. Objetivos O objetivo pretendido nesta experiência foi ver quais dos 3 balões colocados em 3 embalagens de sumo pintadas de cores diferentes, colocadas a volta de uma lâmpada à mesma distância, enchia mais rápido.
Também se quer reconhecer que a radiação incidente num corpo pode ser parcialmente absorvida, reflectida ou transmitida.
Introdução Teórica A etimologia da palavra energia é energos (do grego), que significa “em operação”.
A energia é um conceito criado pelos humanos para quantificar as interações entre fenómenos muito diferentes: é um pouco como uma moeda de troca comum entre os fenómenos físicos. Essas trocas são controladas por leis e princípios da termodinâmica. A unidade SI de energia é o joule (J). Calor é o nome dado ao processo de transferência de energia térmica de um sistema a outro exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Não é correto afirmar que calor é uma forma de energia, que um corpo possui mais calor que outro, e tampouco que um corpo "possui calor". Os corpos (ou sistemas) possuem energia interna, e esse conceito de energia interna não deve jamais ser confundido com o conceito de calor, que implica a transferência.
O calor é uma das duas formas disponíveis para se transferir energia de um sistema a outro e expressa a quantidade de energia transferida através da fronteira comum aos sistemas. Dá-se portanto sem a associação com eventuais variações nos volumes dos sistemas em interação. Para avaliar em que medida uma superfície é mais absorsora do que reflectora, definem-se o poder de absorção e o poder de emissão. O poder de absorção de energia por