Absorção da luz
2. Objetivos
2.1 Gerais: A atividade tem como finalidade demonstrar que a absorção da luz e consequentemente de calor varia, segundo a cor do objeto observado no qual se verifica que a cor preta absorve mais calor que a branca.
2.2 Específicos:
Apresentar os conceitos físicos e o que seria um termoscópio.
Propor uma verificação de que a cor preta absorve mais calor que a branca, numa mesma incidência de calor e que sobre a condição, o preto emite mais calor que o branco.
Fabricar dois termoscópios, utilizando material reciclável como garrafas pets.
3. Justificativa: A pesquisa surge no interesse de melhorar a forma de ministrar aulas de física, utilizando maneiras, práticas, fácil percepção da aplicação e de entendimento do conteúdo para os alunos.
4. Metodologia:
A atividade será realizada com os alunos do ensino médio da escola estadual Risoleta Neves, no qual será feita uma abordagem teórica em relação ao conteúdo, explicando com funciona o termoscópio.
Material para fabricar os termoscó com garrafas PETs, tipo 'pichulinhas'pios 2 pichulinhas pintadas de preto opaco e branco (nota construtiva);
1 lâmpada 117V/100 W e respectivo soquete;
1 chapa MDF 4 mm, 10 x 20 cm
1 chapa MDF 6 mm, 15 x 15 cm
0,5 m de tubo plástico flexível e transparente cola, terminal Sindall 2 secções, fio encapado comum.
A plataforma (mdf) serve de suporte para o soquete da lâmpada e para as ‘pichulinhas’. O circuito elétrico, com a lâmpada adequada, pode ser para 117 V ou 220 V. Use líquido colorido, como índice, no tubo plástico flexível, para melhor de comparação diferencial. Para pintura das garrafas use tinta látex de parede (cor gelo), uma delas misturada com pigmento preto específico para tais tintas.
Fure as tampas das garrafas no mesmo diâmetro do tubo flexível; enfie apertado o tubo na tampa e fixe com cola. Uns '2 cm' de