Absolutismo Empirismo E Racionalismo E Iluminismo Exerc Cios C Pia
1419 palavras
6 páginas
1) Nicolau Maquiavel foi um pensador florentino que viveu na época do Renascimento. Ele é considerado um dos fundadores do pensamento político moderno e suas ideias serviram de base para a constituição do Absolutismo monárquico.Identifique no texto duas práticas do Absolutismo monárquico.
O absolutismo monárquico foi marcado pelo apoio dos burgueses ao rei, principalmente financeiro. E no texto, sobre os bens dos concidadãos e súditos, inclusive com uma frase forte, “ os homens esquecem mais depressa a morte do pai que a perda do patrimônio”.
2) Em contraste com os valores dominantes na Idade Média, quais os novos valores que marcaram a mentalidade moderna? Explique:
Na idade moderna o homem deixa de sofrer influencia da religião, ou seja, se torna mais racional. Outra atitude que surge é o saber ativo, o homem deixou de lado a observação e passou a procurar o “porque” das coisas. Surgiu as atitudes do modelo ativo, experimental e objetivo e não mais religioso quanto antes.
3) Interprete o significado do seguinte texto: Quando ficou demonstrado que a Terra não era o centro do universo, “o homem perdeu seu lugar no mundo, ou, mais exatamente, perdeu o próprio mundo que formava o quadro de sua existência e o objeto do seu saber”. (Alexandre Koyré)
A desaparição da concepção do mundo como todo finito ,fechado e hierarquicamente ordenado e a sua substituição por um universo indefinido e inclusive infinitivo a substituição da concepção aristotélica do espaço, conjunto diferenciado de locais intramundanos, pela do espaço da geometria euclidiana, extensão homogênea e necessariamente infinita. As palavras filosóficas abrem-nos um campo de ação praticamente infinito o do pensamento dos homens e de tudo o que existe no universo. Porque a filosofia possui uma vocação universal.
4) Faça um resumo dos quarto “ídolos” que segundo Bacon, bloqueiam a mente humana.
Ídolos da Tribo - O homem é o padrão das coisas, faz com que todas as percepções dos sentidos e da mente