Absente Smo
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar as causas que levam os profissionais ao absenteísmo e avaliar as circunstancia que os fazem se ausentar das organizações, e quais os caminhos que o RH busca para diminuir o impacto financeiro e estrutural dentro da organização.
Abrangendo também uma pesquisa bibliográfica e descritiva, focada em impacto do absenteísmo nas equipes de trabalho.
Para maior clareza da nossa intenção, indagamos a seguinte pergunta: Quais as principais causas que levam os profissionais ao absenteísmo?
SUMÁRIO
Introdução Página 04
Fundamentação Teórica Página 05
Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde Página 07
Sobre a Terceirização Página 07
Sobre a Licitação Página 08
Conceitos de Acreditação Hospitalar Página 10
Gestão de Qualidade com Excelência em Serviços Hospitalares Página 14
Indicadores de Qualidade Página 17
Análise e Interpretação dos dados Página 23
Implantação de Melhorias Página 23
A Importância do Gestor Hospitalar Página 24
Considerações Finais Página 24
Referências Página 26
INTRODUÇÃO
Absenteísmo é uma palavra com origem no latim, onde absens significa "estar fora, afastado ou ausente". O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função. Trataremos nesse artigo os motivos que levam os funcionários a se ausentarem do trabalho e as conseqüências dessa ausência para as organizações.
A ausência no trabalho acarreta diversos problemas para organização e, na maioria das vezes, índica a existência de problema relacionado às condições de saúde do trabalhador, a falta de condições de higiene e segurança no trabalho, que provocam acidentes de trabalho e, ainda, a insatisfação dos trabalhadores