Abrir clínica psicopedagógica
1. APRESENTAÇÃO DO NEGÓCIO
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado?
Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender? A psicopedagogia, área de conhecimento relativamente nova, historicamente apresenta como objetivo de estudo o processo de aprendizagem e suas interfaces como vários campos do conhecimento. (PEREZ; OLIVEIRA, 2007) Trata-se de uma área interdisciplinar, que além de ter o seu referencial na Psicologia e na pedagogia, também considera diferentes áreas de conhecimento como a
Antropologia, Sociologia, Fonoaudiologia, Medicina, Neurologia e Linguística.
Trata-se de uma profissão relativamente nova em que os benefícios podem ser observados dentro e fora das escolas. Sua atuação refere-se tanto ao processo normal de aprendizagem como na percepção de dificuldades (diagnósticos).
Vale ressaltar, porém, que a construção desta especialização ainda está em discussão, haja vista que tanto profissionais da educação quanto psicólogos estão aptos à realização deste trabalho. Porém, no caso de diagnóstico, existe uma restrição à aplicação e análise de testes por profissionais não-psicólogos.
A prática psicopedagógica prevê além da atuação em clínicas a atuação em instituições, sendo: clínica - intervenção em situações de insucessos já apresentados; institucional - intervenção de caráter mais preventivo que visa evitar ou minimizar possíveis situações de insucessos.
O atendimento em clínica de psicopedagogia tem um caráter terapêutico. Atua basicamente nas seguintes