Abraão, um visionário
Abraão, um visionário
Seminarista: Romero Marinho
Pregação para IB Ágape
Mossoró, 9 de junho de 2013
TEXTO BASE:
Gn 12:1 Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. 2 "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. 3 Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".
CONTEXTO:
Abraão conseguiu mesmo no meio em que vivia, ter uma visão que ninguém alcançou e que só seria possível por meio da obediência ao Senhor Deus.
PROBLEMA:
Ensinar a ter uma visão de fé.
INTRODUÇÃO:
Abraão o primeiro patriarca bíblico que mudou para sempre o pensamento religioso da humanidade, revelando a crença em um Deus único e onipresente.
O mundo era dominado por magia e a feitiçaria, associando os deuses a escuturas de argila, pedra e metal. O pensar em divindade era compartimentado em manifestações da natureza, em necessidades humanas e em desejos não realizados.
A história de Abraão está ligada as três grandes religiões monoteístas: Judaísmo,
Cristianismo e Islamismo. No Islamismo, é conhecido como Ibrahim.
Apesar da esposa ser estéril é o pai biológico, adotivo e ético de todos os povos.
Pouco sabemos sobre sua origem histórica. Os estudiosos acham que foi um chefe de um clã arameu, tribo seminômade, que penetrou na região de Canaã (atual Palestina), proveniente da Mesopotâmia, entre o séc. XIX e XVIII a.C.
A opinião convergente é que Abraão viveu uns seis séculos antes de Moisés. Segundo a narração do Velho Testamento, Abraão foi escolhido por Deus para dar uma pátria às tribos hebraicas, que eram seminômades. Ele instalou seu clã na cidade de Hebron, na região da Judéia
(daí a etimologia do povo “hebreu” ou “judeu”), exercendo atividade pastoril.
Seu neto Jacó e seu bisneto José foram morar no Egito, no delta do Nilo,