ABRASCA
Quem somos;
Associação Brasileira das Companhias Abertas História;
A Abrasca surgiu logo depois da grande queda da bolsa em 1971, período em que o mercado de capitais brasileiro era pouco desenvolvido. A crise trouxe uma onda de reações e preocupações por parte de todos os agentes do mercado.
Em 40 anos de história, a trajetória da Abrasca é marcada por sua importante contribuição ao aperfeiçoamento do mercado de capitais e ao desenvolvimento das companhias abertas brasileiras. Permanentemente atenta às constantes mudanças do cenário econômico brasileiro, a associação é reconhecida por ter uma postura altamente proativa na defesa desses propósitos.
Na sua primeira década de existência, esta postura fica evidente em especial na estruturação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no processo de edição da Lei das S.A. Em 1976 - Em 2000, essa lei passou por novas alterações e a Abrasca esteve sempre presente nas discussões, tendo sido responsável por várias propostas contempladas no texto final - bem como na criação do Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais (Codimec), em 1978, ocasiões nas quais o papel da entidade foi fundamental.
A Abrasca, para lidar com a complexidade de seus trabalhos, adotou a estratégia de intensificar o diálogo entre as empresas e fundamentar suas posições a partir de bases fortes de conhecimento, seja nos temas específicos de mercado de capitais seja nas áreas jurídica, contábil e tributária. Com base nesta estratégia, a associação constituiu três Comissões Técnicas: a de Mercado de Capitais (Comec), a Jurídica (Cojur) e a de Auditoria e Normas Contábeis (Canc). Neste sentido, foi caso emblemático na área de auditoria e normas contábeis, o trabalho da Canc como precursor da convergência dos princípios contábeis às normas internacionais. Assim, contribuiu para a transição de um sistema contábil, antes focado na forma e nos registros das transações, para uma metodologia contábil internacional (IFRS), que melhor