Abrangência da antropologia
José Henrique de Faria
Esse texto é destinado à formação de pessoas. Foram arroladas as perguntas mais comuns e freqüentes feitas em diversos cursos ministrados pelo autor e destinados à população em geral, geralmente sem familiaridade com a Economia. A partir dessas perguntas, surgidas ao longo de quase uma década de cursos, o autor entendeu que uma forma de ampliar o conhecimento e fornecer um material para os interessados, fosse sistematizar as dúvidas em temas, organizar as questões e fornecer respostas o mais simples possível. É esse material que está agora disponível no site.
A. PRODUTO
1. Por que algumas vezes se usa o PIB e outras o PNB como medida de riqueza?
O Produto Interno Bruto mede o valor total de bens e serviços disponíveis na economia. O Produto Nacional Bruto mede a quantidade de bens e serviços produzidos pela economia. Alguns Fatores de Produção (RN; K; T; Tc) utilizados no processo produtivo são de propriedade de residentes no exterior; do mesmo modo, alguns residentes no país têm Fatores de Produção sendo utilizados em outros países. Assim, parte da renda gerada no país é pagamento de fatores de propriedade de não residentes e parte da renda gerada em outros países é pagamento de fatores de propriedade de residentes no país. A diferença entre produto interno e produto nacional é a renda líquida enviada para o pagamento de fatores de propriedade de não residentes.
PN = PI + Renda Líquida Enviada ao Exterior
PNB = PIB + RLEE
Países que são grandes produtores e possuem mais empreendimentos no exterior do que empreendimentos de estrangeiros em seu país preferem utilizar o PNB porque este reflete a capacidade produtiva interna e externa da economia. Países em que sua capacidade produtiva é fortemente influenciada por empreendimentos de estrangeiros muito mais do que seus empreendimentos influenciam a economia de outros países, preferem utilizar o PIB como