abrangencia dos custos
Os juízos morais referentes a conduta humana são estudados pela ciência denominada ética que teve sua origem da palavra grega ethos, Ela demonstra as formas de conduta que são aceitas ou não pela sociedade. Já no âmbito profissional é um conjunto de normas que formam a consciência das pessoas.
Cada setor empresarial apresenta suas diferentes formas de conduta . No setor publico, por exemplo, Fica explicito a falta de ética tendo em vista a presença latente da corrupção, nos projetos superfaturados, em leis que visão atender a interesses escusos, nos descasos com a população, extorsão, etc. Ainda é possível observar a existência de inúmeros projetos sociais, elaborados e exercidos, por pessoas éticas que visam primeiramente o bem da sociedade buscando melhorias publicas para atender os anseios da população mas ainda sim existem as pessoas antiéticas que tiram proveito nesses casos de seus cargos e influencia, beneficiando-se pessoal e profissionalmente e financeiramente.
Em organizações privadas tem diferentes formas de comportamentos, há casos em que a falta de ética e de profissionalismo é tão evidente vindo desde os setores gerenciais até os operacionais, e isso acaba refletindo se da imagem da empresa perante a sociedade. O descaso é tão grande que a organização inteira acaba vista pelo mercado como um péssimo lugar para se trabalhar. Uma organização deve ter postura ética independente dos fatores externos, buscando sempre evitar a “A lei de Gerson”, que busca sempre a vantagem sobre os outros. Não podemos deixar de mencionar os casos de empresas éticas, onde possuem normas e politicas, buscando desde o processo de recrutamento e seleção profissionais com caráter correspondente aos valores da empresa.
Analisando a ética, independente do setor de trabalho, podemos dizer que a conduta é individual, a ética é pessoal e não coletiva, portanto, independente do local ou setor