abracom/abap
Um filme, seja ele longa-metragem, documentário ou comercial, nasce a partir de uma idéia. Esta idéia se transforma em roteiro.
Reconhecer um bom roteiro, contendo as informações necessárias, como por exemplo: Uma boa estória; bem estruturado, é de suma importância para o diretor
Podemos definir a estrutura de um roteiro como uma progressão linear de incidentes relacionados, episódios e eventos que conduzem a uma resolução dramática.
Um roteiro é uma estória contada com imagens, expressos dramaticamente dentro de uma estrutura definida com início, meio e fim, não necessariamente nesta ordem.
Escrever um roteiro significa ligar as partes de um todo, ou seja, o roteiro final ou a estória é o todo, e o que acontece dentro dele são as partes. Assim precisamos ligar as partes contando uma estória dramaticamente para no final termos um todo.
Um roteiro deve ser claro, dinâmico e ter um objetivo real. Um bom roteiro não é única condição para o planejamento eficiente do tempo de filmagem, mas é condição básica para o planejamento do filme. Observe que um roteiro deve ter as tomadas marcadas, assim como suas mudanças; que o conteúdo visual esteja cuidadosamente descrito; que a sonoplastia descrita com precisão e que o roteiro esteja fácil de se ler.
Um bom roteiro deve conter o elemento primário, que é a mensagem do filme, a informação a ser comunicada, e deve ser desenvolvido de modo a elevar o nível de clareza e/ou retenção do elemento primário.
Como podem estes elementos serem modificados e combinados para que o filme seja mais efetivo? Por exemplo: - Será melhor adotar um estilo de montagem dinâmica, cortes rápidos? - Deveria ser usada gravação de som direto para tornar o filme mais verdadeiro? - Deveriam certas cores serem empregadas para atribuir novos valores psicológicos à idéia?
Em cada filme deseja-se controlar o que o espectador vai pensar. Deseja-se passar a mensagem, em cada tomada, em cada cena. Portanto