Abracam
Imagine um novo produto que, devido ao seu enorme crescimento dentro do mercado, começa a se tornar um problema no sentido de falta de especialistas, de organização e de sistemas compatíveis para atender a essa demanda, tendo apenas uma instituição que falará por todos os bancos e corretoras filiados a ela e irá atrás de soluções para manter os players desse novo segmento e os consumidores com uma logística altamente sincronizada.
Pois então, é com esse espírito e intuito que vem atuando um dos principais órgãos responsáveis pelo câmbio no Brasil, a associação Brasileira das Corretoras de Câmbio (Abracam).
Criada, há aproximadamente oito anos, devido a uma necessidade envolta de todo crescimento dentro da balança comercial brasileira, a Abracam tem como principal objetivo tentar controlar e organizar esse mercado tão complexo, estruturando e planejando com ética e total transparência todos os processos diante das corretoras associadas e podendo melhorar a liquidez, tanto na parte de operações quanto na burocrática do setor.
Dentro desses processos e atuações em conjunto com o órgão máximo – o Banco Central do Brasil -, a Abracam traz a seus associados 36 corretoras de valores, além de melhorias na parte sistêmica e legal, preparação e habilitação de profissionais e executivos que atuam com câmbio por meio de cursos e palestras, o que diminui ao máximo os principais problemas do segmento, como a lavagem de dinheiro, e facilita ainda mais os trâmites internacionais. Mesmo o Brasil ainda não sendo sinônimo de eficiência no mercado de câmbio internacional, a instituição vem trabalhando para que ele se torne.
Assim, é importante destacar que todos esses trabalhos, desde a fundação de Abracam, já vêm mostrando resultado, como uma maior flexibilização de alguns produtos e operações relacionadas a câmbio , como o cartão pré-pago para viagens, podendo até mesmo conter três tipos de moedas diferentes, diminuindo a possibilidade de perdas ou