Aborto
O que é aborto ? A palavra aborto tem origem etimológica no latim abortus, derivado de aboriri ("perecer"), composto de ab ("distanciamento", "a partir de") e oriri ("nascer"). O aborto é a interrupção de uma gravidez, e consiste na remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial, provocando-se o fim da gestação, e consequentemente o fim da vida do feto, mediante técnicas médicas, cirúrgicas entre outras. Ao longo da história, o aborto foi provocado por vários métodos diferentes e os seus aspectos morais, éticos, legais e religiosos são objecto de intenso debate em diversas partes do mundo.
História do Aborto A história do aborto, segundo a Antropologia, remonta à Antiguidade. Há evidências que sugerem que, historicamente, dava-se fim à gestação, ou seja, provocava-se o aborto, utilizando diversos métodos, como ervas abortivas, o uso de objectos cortantes, a aplicação de pressão abdominal, entre outras técnicas. A legislação sobre o aborto e sua execução prática variaram consoante a época. Muitas leis e doutrinas religiosas antigas consideravam os movimentos da criança em gestação no ventre da mãe como um parâmetro para definir quando a prática do aborto deixava de ser aceitável. Nos séculos XVIII e XIX vários médicos, o clero e reformadores sociais conseguiram aprovar leis que proibiam totalmente a prática do aborto. Durante o século XX o aborto induzido tornou-se prática legal em muitos países do Ocidente, todavia, com a oposição sistemática de grupos pró-vida, seja por via de acções legais, seja por protestos e manifestações públicas.
Tipos de Aborto
Aborto Espontâneo: Surge quando a gravidez é interrompida sem que seja por vontade da mulher. Pode acontecer por vários factores (biológicos, psicológicos e sociais), que contribuem para que esta situação se verifique.
Aborto Induzido: O aborto induzido é um