ABORTO
HISTÓRIA
A relatos que esta pratica acontece desde 2737 e 2696 a.C., onde o imperador chinês Shen Nung cita, em texto médico, a receita de um abortífero oral, provavelmente contendo mercúrio.
A história do aborto acompanha a história das sociedades humanas e ainda se mantém em construção na atualidade, revelando aspectos importantes da chamada história das mulheres. A forma de abordagem sobre a prática do aborto sofreu alterações ao longo do tempo, em termos técnicos, éticos e jurídicos.
O QUE É ABORTO?
A expressão “aborto” se caracteriza pela morte do embrião ou feto, que pode ser espontânea ou induzida. Existem três tipos de aborto:
Espontâneo;
Induzido;
Ilegal.
Existe também aborto em casos de estupro.
TIPOS DE ABORTO
ABORTO ESPONTÂNEO
É quando a gravidez é interrompida pela ação involuntária da mulher e pode acontecer por vários fatores biológicos, psicológicos e sociais que contribuem para que esta situação se verifique.
TIPOS DE ABORTO
ABORTO INDUZIDO
É um procedimento usado para interromper uma gravidez. É executado quando existem malformações congénitas, quando a gravidez resulta em um ato de estupro ou quando a gestação coloca em perigo a vida e a saúde da mulher.
TIPOS DE ABORTO
ABORTO EM CASO DE ESTUPRO
Em caso de estupro, a mulher deve imediatamente registrar a ocorrência do crime em uma delegacia, de preferência Delegacia da Mulher, para que, além de registrar o crime para uma futura punição do estuprador, receber o Boletim de Ocorrência (BO) e fazer o Exame de
Corpo de Delito, que comprova a agressão sexual sofrida.
Existem hospitais referência para interrupção da gravidez resultante de estupro. Entretanto, todas as unidades de saúde que tenham serviços de ginecologia e obstetrícia constituídos, de acordo com a Norma Técnica do
Ministério do Saúde, deverão estar capacitadas para o atendimento a esses casos.
TIPOS DE ABORTO
ABORTO ILEGAL
Se caracteriza pela interrupção da gravidez quando os motivos