Aborto
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ABORTO
Manaus - 2012
FATIMA REGINA GOMES DA ANUNCIAÇÃO
ABORTO
Manaus - 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...............................................................................04
TIPOS DE ABORTO......................................................................05
CONDUTA DE ENFERMAGEM NO ABORTAMENTO...........08
CONCLUSÃO.................................................................................10
REFERÊNCIAS..............................................................................11
INTRODUÇÃO
Abortamento é a expulsão do ovo antes de sua vitabilidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), conceituação aprovada pela Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO) (1976), abortamento é a expulsão ou extração de concepto pesando menos de 500 g (500g equivalem, aproximadamente, a 20-22 semanas completas (140-154 dias completos).
O aborto é considerado um grave problema de saúde pública e suas complicações podem influenciar para a saúde da mulher e sua qualidade de vida. Os índices atuais continuam bastante elevados, assim como as infecções e hemorragias decorrentes do abortamento, sendo a principal causa de morte materna.
TIPOS DE ABORTO
1.Aborto espontâneo
O aborto espontâneo é a complicação mais frequente da gravidez, e a grande maioria ocorre no primeiro trimestre antes de 12 semanas; o abortamento espontâneo após essa data( entre a 12ª e 20ª semana) é classificado como tardio e complica não mais do que 1-2% das gestações. Estima se que 1 em cada 5 a 10 concepções terminem em aborto espontâneo. Muitas vezes acontece o abortamento sem que a mulher perceba que está grávida, e o único sintoma pode ser atraso na menstruação. Muitos deles acontecem porque uma anormalidade no feto torna a sobrevida impossível. As outras causas podem incluir as