Aborto
A palavra aborto tem sua origem num barco etimológica no latim abortacus, derivado de aboriri (distanciamento, a partir de) e oriri (nascer). Aborto é a interrupção da gravidez, remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto, resultando na sua morte. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial, provocando-se o fim da gestação, e consequentemente o fim da vida do feto.
As seguintes definições são usados para classificar os diversos tipos de aborto:
Espontâneo: devido a uma ocorrência acidental ou natural. A maioria é causada por uma incorreta replicação dos cromossomos e por fatores ambientais. Também por ser denominado aborto involuntário ou casual.
Induzido: causado por uma ação humana deliberada. Também é denominado aborto voluntário ou procurado, ou ainda, interrupção voluntária da gravidez. O aborto induzido possui as seguintes subcategorias:
Aborto terpêutico: provocado para salvar a vida da gestante; Para preservar a saúde física ou mental da mulher; Para dar fim à gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfemidades graves; Para reduzir seletivamente o número de fetos para diminuir a possibilidade de riscos associados a gravidez multiplas.
Aborto eletivo: aborto provocado por qualquer outra motivação.
Aborto subclínico: abortamento que acontece antes de quatro semanas de gestação.
Aborto precoce: entre quatro e doze semanas
Aborto tardio: após doze semanas Aborto induzido: O aborto induzido, também denominado aborto provocado ou interrupção voluntária da gravidez, ocorre pela ingestão de medicamentos ou por métodos mecânicos.
ABORTO
Um assunto muito polêmico que é considerado um atentado a vida onde existem pessoas a favor e contra esse ato criminoso. Há anos, o aborto vem sendo provocado por vários métodos diferentes e seus aspectos morais[->0], éticos[->1], legais[->2] e religiosos[->3] são objeto de intenso debate[->4] em diversas partes do mundo.
Existe