Aborto - Consequências Físicas
Naiara Michellon Cardoso
Aluna de Cultura Religiosa
Turma: 0296 - Curso Enfermagem
RESUMO
O aborto é um tema polêmico e um sério problema de saúde pública mundial, responsável pela manutenção das altas taxas de mortalidade materna em muitos países em desenvolvimento. No Brasil, por se tratar de um ato ilegal, muitas mulheres que não desejam manter uma gestação acabam por procurar clínicas clandestinas, submetendo-se ao aborto em condições precárias, o que acarreta graves consequências à sua saúde física e psicológica e à própria vida. Após algumas observações de pesquisas com mulheres que fizeram aborto e enfatizando o sofrimento das mesmas, esse trabalho foi elaborado com o objetivo de conhecer e entender mais sobre o assunto.
ABSTRACT
Abortion is a controversial issue and a serious global public health problem, responsible for the maintenance of high rates of maternal mortality in many developing countries. In Brazil, because it is an illegal act, many women who do not wish to maintain a pregnancy end up seeking clandestine clinics, undergoing abortion in disrepair, which has serious consequences for their physical and psychological health and life itself. After some observations from research with women who have had abortions and emphasizing the suffering of the same, this work was done with the aim to know and understand more about it.
INTRODUÇÃO
Em pleno século XXI, o aborto ainda constitui um problema de saúde pública e é um dos temas de maior destaque nas discussões que envolvem a área da saúde da mulher e, especificamente, as complicações físicas. Trata-se de um assunto polêmico que articula diversas posições e conflitos pessoais, culturais, religiosos e sociais.
O aborto realizado em condições inseguras foi incluído no Plano de Ação da Conferência do Cairo como questão de saúde pública, e os governos signatários, entre eles o Brasil, assumiram o compromisso de implementar serviços para