Abordagens pedagógicas da ed. física escolar: sistêmica e saúde renovada
Introdução pg. 03
As Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar pg. 03
A Educação Física Escolar pg. 03
Abordagem Sistêmica pg. 04
Abordagem Saúde Renovada pg. 06
Relação entre as Abordagens Saúde Renovada e Sistêmica pg. 07
Conclusão pg. 07
Referências Bibliográficas pg. 08
INTRODUÇÃO
O conhecimento das abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar é de fundamental importância para a prática profissional. Através de seu estudo é possível identificar suas características, propostas e finalidades, cabendo ao profissional adotar aquela que melhor se enquadre ao seu objetivo.
O objetivo deste trabalho é identificar e demonstrar as principais características das Abordagens: Sistêmica e Saúde Renovada, bem como a relação que existe entre elas.
A Abordagem Sistêmica ainda vem sendo elaborada pelos trabalhos do Professor Mauro Betti, onde o autor trabalha os conceitos de hierarquia, tendências auto-afirmativas e auto-integrativas. DARIDO (1999).
A Abordagem saúde renovada tem como autores principais Nahas e Guedes & Guedes, que advogam pela educação Física Escolar dentro de uma matriz biológica. DARIDO (1999).
AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
Segundo Castro et al (2008) o modelo da Educação Física esportivista é muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80, embora esta concepção esteja presente na sociedade de maneira quase hegemônica. É nesse momento que a Educação Física passa por um período de valorização dos conhecimentos Em oposição à vertente mais tecnicista, esportivista e biologista surgem novos movimentos na Educação Física escolar a partir, especialmente, do final da década de 70, inspirados no novo momento histórico social que passou o país, a educação de uma maneira geral e a Educação Física especificamente. (DARIDO, op cit).
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A história da Educação