Abordagens Modelos e Praticas de DC
Desenvolvimento Comunitário
A abordagem comunitária é um instrumento técnico de contacto intencional de aproximação através do qual se cria um espaço para o diálogo, para a troca de informações e/ou experiências com a população para que se possa tomar conhecimento de um conjunto de particularidades necessárias a intervenção profissional e ainda para estabelecer novas relações.
OS PRINCIPAIS ASPECTOS OPERACIONAIS
PROCESSO
TEÓRICO-METODOLÓGICO
ABORDAGEM COMUNITÁRIA
DO
DA
O principal aspecto no processo do DC, seria a “Partir da realidade concreta em que se encontra a população”
•consiste em trabalhar directamente da realidade vivenciada por uma determinada comunidade;
•organização social é condição básica - conhecer primeiro a
O artigo (“Situando o Desenvolvimento Comunitário Baseado em
Talentos e Recursos Locais no Contexto de Desenvolvimento
Internacional”), de Megan Foster e Dr. Alison Mathie, que no Brasil é conhecida como Desenvolvimento Comunitário Baseado em
Talentos e Recursos Locais, e da Appreciative Inquiry (AI), ou Olhar
Apreciativo, faz um resgate histórico da maneira como o desenvolvimento foi trabalhado nos últimos 50 anos. Segundo o documento, nesse período, houve uma mudança de paradigma: antes focado na solução de problemas e deficiências da comunidade e agora centrado no aproveitamento da capacidade e no potencial dela.
•
•
•
•
•
Numa trajectória histórica, o que se tem é: nas décadas de 50 e 60, a ideia de se “fazer o desenvolvimento para o povo”; nas de 60 e 70, “fazer o desenvolvimento pelo povo”; nas de 70 e 80, “fazer o desenvolvimento através do povo”; nas de 80 e 90, “fazer o desenvolvimento com o povo”; e, a partir dos anos 90, promover a capacidade local para o auto-desenvolvimento da comunidade, colocando seus integrantes como protagonistas do desenvolvimento.
Tanto a metodologia do ABCD quanto a da AI utilizam uma abordagem positiva do desenvolvimento, baseada na identificação de talentos e