Abordagens Etnográficas
A etnografia é uma ciência de pesquisa que procura descrever um grupo, cultural e socialmente. Falando em etnografia feita na internet, sua prática diz respeito à apropriação dos instrumentos virtuais por diferentes grupos sociais e culturas e como ela se encaixa no cotidiano de sociedades complexas.
1. Mapeando Terminologias
Entretanto, esse estudo das comunidades virtuais surgiu como uma transposição do método tradicional de abordagem etnográfica. A pesquisa de campo perdeu seu significado de deslocamento físico, ao passo que as novas tecnologias e a comunicação virtual excluem o espaço e o tempo, trazendo essa transposição de conceitos. Por conta dessa "nova realidade", a validade do método aplicado à internet é questionada por muitos estudiosos.
A etnografia virtual é uma adaptação dos métodos tradicionais, validando todas as interações e não somente o face a face e sugerindo outras temporalidades e espacialidades, até então negadas. Essa transposição metodológica analisa e tenta compreender a complexidade da comunicação mediada pela internet, posicionando-a como cultura ou como artefato cultural.
A netnografia é um método mais relacionado a pesquisas de marketing e à interação de comunidades com o meio virtual, muitas vezes como extensão da vida real. Comumente é associada ao monitoramento delas para levantamento dos hábitos de consumo. Entretanto, esse método vai além desse conceito simplista, ao passo que tem espaço para aspectos comportamentais e culturais em suas técnicas e análises.
Além desses termos, existem outros como etnografia digital, webnografia. Porém, nenhum deles propõe uma mudança substancial no conceito de etnografia, uma vez que eles não têm diferenças demarcadas quanto aos critérios de análise, procedimentos de coleta de dados e serventia. É importante, todavia, ressaltar que embora essa pluralidade de nomes não tenha efetividade na conceituação, a diferença entre offline e online deve ser mantida, uma vez que