Abordagens Da Administra O
Teoria Humanística
Os estudos de Hawthorne, realizados inicialmente em 1924 foi uma das primeiras técnicas cientificas para examinar o comportamento humano no trabalho, estimulando debates sobre a importância da satisfação humana e do desenvolvimento pessoal no trabalho.
A abordagem das relações humanas no pensamento gerencial nasceu a partir destes debates, desviando a atenção da melhoria da eficiência e voltando-se para o aumento do crescimento, desenvolvimento e satisfação do funcionário.
Ênfase na psicologia para o estudo das organizações;
Não dar ênfase a tarefas e estruturas e sim às pessoas;
Adoção de conceitos humanísticos, como grupo social, dinâmica de grupo, motivação, Comunicação, em substituição aos conceitos técnicos até agora usados; Foco na organização informal e nos grupos sociais.
Os estudos de Hawthorne foram desenvolvidos por Elton Mayo e a Escola Humanística da Administração surgiu nos EUA.
Foram feitos acompanhamentos experimentais não com finalidade do aumento da produtividade, mas sim o conhecimento do funcionário por parte da empresa.
Teoria Neoclássica
Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje. Os principais autores são: Peter F. Drucker, as teorias depois de Drucker são chamadas de "modernas" por ser ele reconhecido como "pai da administração moderna, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen. A Teoria Clássica da Administração: desenvolvidas por seguidores de Fayol, preocupava-se principalmente com a estrutura organizacional da empresa, com a departamentalização e com o processo administrativo. Recentemente, a Escola Clássica reapareceu com Peter Drucker e a chamada Escola Neoclássica, Chiavenato diz: "Os autores aqui abordados, (…) muito embora não apresentem pontos de vista divergentes, também não se preocupam em se alinhar dentro de uma organização