Abordagens clássicas da administração
A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra em meados do século XVIII, e pode ser definida como um conjunto de transformações tecnológicas em que as máquinas substituíram o trabalho “braçal”. A máquina a vapor foi uma das principais invenções da Revolução Industrial, o que era produzido em muitos dias por muitas pessoas, passou a ser produzido em poucos dias com pouca mão de obra e isso gerou economia para as empresas fazendo com que essas crescessem aceleradamente e desorganizadas. A Abordagem Clássica da Administração teve sua origem com as conseqüências da Revolução Industrial, pois as empresas que antes eram administradas por meio da Arte (sem provas cientificas)e improvisação precisavam aumentar a eficiência e ter mais rentabilidade.
Frederick Winslow Taylor (1856-1915) foi o idealizador da Administração Cientifica também conhecido como “Pai da Administração Cientifica” nasceu na Filadélfia, graduou-se em engenharia mecânica. Seus estudos enfatizam as tarefas, com objetivo de aumentar a eficiencia operacional gerando lucros. Taylor comecou seus estudos analisando a cadeia organizacional debaixo para cima aperfeiçoando gradativamente as falhas encontradas.
Em 1911 Taylor publicou o livro “Principios de Administração Cientifica”, onde continha os principios do Planejamento: Substituir métodos empiricos por métodos cientificos; Seleção: Selecionar os trabalhadores com melhor aptidão; Controle: Verificar a execução do trabalho e Execução: Executar o trabalho da maneira mais disciplinada possível.
Uma das principais metas de Taylor era produzir com qualidade mais em menos tempo e para isso era necessário substituir métodos empiricos por metodos cientificos assim foi criada a Organização Racional do Trabalho (ORT) que baseia – se em:
1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos.
Decompor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples. Movimentos inúteis eram eliminados