Abordagem
CURSO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
Prof.: Wesley Vieira Borges
Goiânia
2011
1. ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
No despontar do Século XX, Frederick Winslow Taylor (EUA) desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica e Henri Fayol desenvolveu a chamada Teoria Clássica, Ambos, partindo de diferentes pontos e não se comunicando entre si; criaram as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações. – As duas correntes são desdobradas em orientações diferentes, mas que se complementam com relativa coerência.
➢ Administração cientifica: TAYLOR, movimento desenvolvido nos EUA. o Preocupação em aumentar a eficiência no nível operacional o Ênfase na tarefa o Tempo-movimento o Tempo padrão o Abordagem de baixo para cima o ORT (organização racional do trabalho)
➢ Teoria clássica: FAYOL, movimento desenvolvido na Europa – França. • Preocupação em aumentar a eficiência no nível organizacional: por meio de forma e disposição dos departamentos e de suas inter-relações estruturais. • Abordagem de cima para baixo • Predominava a atenção na estrutura organizacional e nos elementos da administração • Ênfase na estrutura,
1.2. ORIGENS DA ABORDAGEM CLÁSSICA
As origens da ACA remontam as conseqüências geradas pela revolução industrial, resumidas em dois fatos:
O crescimento acelerado e desorganizado das empresas = substituir o empirismo e a improvisação, dando lugar as técnicas de administração (planejamento) e a ciência.
A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações = evitarem o desperdício e fixar padrões de produção.
O panorama industrial no