abordagem
LICENCIATURA
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Nome:
KATIA
CAMARGO
PIRES
FEITOSA
Tarefa: (ATIVIDADE DO CICLO 4)
RA: 1130211
Turma:
(DEGF1302RVDIR.)
Parecer do Tutor: GABRIELA DIAS PIRES
Abordaremos uma das teorias mais usadas nos ensinos pedagógicos, onde seu pensador
Lev Semenovich Vygotsky foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida, desenvolvendo a teoria de Zona de Desenvolvimento Proximal. Veremos neste texto a relação dessa teoria com as práticas pedagógicas, características e métodos a serem utilizados em uma sala de aula por futuros educadores, que busca essa teoria como fonte de sua abordagem pedagógica, pois para Vygotsky um bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de conhecimento ainda não alcançado através de um mediador.
A zona de desenvolvimento proximal parte do principio de que todos tem potencial para aprender, é uma ferramenta que possibilita compreender o que está em amadurecimento levando a criança em desenvolvimento constante, existem dois níveis de se chegar a este desenvolvimento: o real e o potencial.
O desenvolvimento real é aquele que ocorre sem necessidade de intervenção, representa funções mentais já estabelecidas, o próprio ciclo de desenvolvimento quando se completa leva a criança a fazer naquele momento a aprendizagem, a criança faz de maneira independente, caracterizado como vitória e conquista que se conseguiu sem o auxilio de outra pessoa, o conhecimento já foi consolidado pela criança de forma autônoma e aumenta conforme os movimentos do processo de aprendizagem.
O desenvolvimento potencial é feito com ajuda de um par mais capacitado, a tarefa é guiada com a ajuda de um adulto ou até mesmo de uma criança mais experiente, através de dialogo, colaboração, trocas de experiências, interação e imitação. Após o auxilio do outro, a criança terá