abordagem tradicional
CARACTERÍSTICAS GERAIS: , É CONSIDERADO COMO HOMEM ACABADO, “PRONTO” E O ALUNO UM “ ADULTO EM MINIATURA”, QUE PRECISA SER ATUALIZADO. O ENSINO SERÁ CENTRADO NO PROFESSOR. O ALUNO APENAS EXECUTA PRESCRIÇÕES QUE LHE SÃO FIXADAS POR AUTORIDADES EXTERIORES.
HOMEM: É UM RECEPTOR PASSIVO, REPLETO DE INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS, PODE REPITI-LAS A OUTROS QUA AINDA NÃO AS POSSUAM. A REALIDADE É ALGO QUE SERÁ TRANSMITIDO AO INDIVÍDUO PRINCIPALMENTE PELO PROCESSO DE EDUCAÇÃO FORMAL, ALÉM DE OUTRAS FORMAS, TAIS QUAIS FAMÍLIA, IGREJA...
SOCIEDADE- CULTURA: O OBJETIVO EDUCACIONAL NORMALMENTE SE ENCONTRA INTIMAMENTE RELACIONADO AOS VALORES APREGOADOS PELA SOCIEDADE NA QUAL SE REALIZA. O DIPLOMA PODE SER TOMADO COMO UM INSTRUMENTO DE HIERARQUIZAÇÃO, E IRIA DESEMPENHAR UM PAPEL DE MEDIADOR ENTRE A FORMAÇÃO CULTURAL E O EXERCÍCIO DE FUNÇÕES SOCIAIS DETERMINADAS.
CONHECIMENTO: AO INDIVÍDUO QUE ESTÁ ADQUIRINDO CONHECIMENTO COMPETE MEMORIZAR DEFINIÇÕES, ANUNCIANDO LEIS, SÍNTESES E RESUMOS QUE LHES SÃO OFERECIDOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO FORMAL.
EDUCAÇÃO: ENTENDIDA COMO INSTRUÇÃO. CARACTERIZADA COMO TRANSMIÇÃO DE CONHECIMENTO E RESTRITA À AÇÃO DA ESCOLA.
ENSINO-APRENDIZAGEM: A ÊNFASE É DADA ÀS SITUAÇÕES DE SALA DE AULA, ONDE OS ALUNOS SÃO INSTRUIDOS E ENSINADOS PELO PROFESSOR. OS CONTEÚDOS E AS INFORMAÇÕES TÊM DE SEREM ADQUIRIDOS, OS MODELOS IMITADOS.
PROFESSOR/ ALUNO: O PROFESSOR- ALUNO É VERTICAL, SENDO QUE O PROFESSOR DETÉM O PODER DECISÓRIO QUANTO À METODOLOGIA, FORMA DE AVALIAÇÃO. A MAIOR PARTE DOS EXERCÍCIOS DE CONTROLE E DOS EXAMES SE ORIENTA PARA A REINTERAÇÃO DOS DADOS E INFORMAÇÕES ANTERIORMENTE FORNECIDOS PELOS MANUAIS.
METODOLOGIA: SE BASEIA NA AULA EXPOSITIVA E NAS DEMONSTRAÇÕES DO PROFESSOR A CLASSE, TOMADO QUASE COMO AUDITÓRIO, OU SEJA, O PROFESSOR É UM AGENTE E O ALUNO UM OUVINTE.
AVALIAÇÃO: VISA A EXATIDÃO DA REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO COMUNICADO EM SALA DE AULA. AS NOTAS OBTIDAS FUNCIONAM NA SOCIEDADE COMO NÍVEIS DE AQUISIÇÃO DO PATRIMÔNIO