Abordagem Tradicional, comportamental e humanista do Homem
-CARACTERISTICAS TRADICONAL: EMPIRISMO
O homem é considerado como inserido num mundo em que vai conhecer através de informações em que lhe serão fornecidas e que decidiu ser a mais importante para ele, ou seja, alguém de maior conhecimento “professor” passa para este o que sabe, nesta abordagem o homem é considerado uma tabula rasa e o professor preenche o aluno.
O professor é considerado detentor do conhecimento e o homem é considerado um ser receptor passivo, recebe as informações mas não tem o direito de questionar. O homem recebe as informações em forma de repetição, memorização, até que repleto destas informações possa repetir a outros que ainda não as possuam.
HOMEM
-CARACTERISTICAS COMPORTAMENTAL: CONSTRUTIVISMO
Nesta abordagem o homem é considerado uma consequência das influencias ou das foças existentes no meio ambiente. Este é um método de fazer o sujeito ser mais auto controlável e auto suficiente, existe uma troca de conhecimentos entre aluno e professor. O homem é considerado um produto de um processo evolutivo, e passa a ser responsável por seus erros e acertos. Esta abordagem mostra que o homem não é dependente apenas de si mesmo, pois sempre vai precisar de alguém ou algo
HOMEM
-CARACTERISTICAS HUMANISTA: APRIORISMO
Nesta abordagem acredita-se que o indivíduo já nasce sabendo, O ensino é centrado no aluno, portanto o professor é apenas o auxiliar do aluno, o aluno tem total liberdade para pesquisar e buscar respostas, escolher as matérias que quer estudar primeiro, acredita-se que o indivíduo é capaz de alto se desenvolver sozinho.
O homem é considerado uma pessoa conceituada no mundo, e em processo continuo de descoberta de seu próprio ser, ligando-se a outras pessoas e grupos. O homem deve buscar o seu conhecimento por si mesmo, pois o homem não nasce com um fim, mas sim tem total liberdade de buscar cada vez mais aprofundar-se em seus conhecimentos. Ser uma totalidade, um organismo em processo de integração; ser