Abordagem sistemica da administração
1 Teoria de Sistemas
Cada sistema tem um objetivo ou finalidade e que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente. A partir da TGS foi permitida a reconceituação dos fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de natureza completamente diferentes.
Todo sistema define um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade a alcançar. Qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. Das mudanças e dos ajustamentos contínuos do sistema ocorrem dois fenômenos, a entropia e a homeostasia.
Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada.
Quanto a sua natureza os sistemas podem ser abertos ou fechados:
Sistema Fechado: São sistemas que não apresentam interação com o meio ambiente que os circunda, não sofrem influência do ambiente e também não influenciam o ambiente. Na verdade não existem sistemas extremamente fechados, pois eles operam com um pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente.
Ex.: máquinas e equipamentos.
Sistema Aberto: Os sistemas abertos trocam matérias e energia com o ambiente. Para sobreviverem devem reajustar-se constantemente as condições do meio. A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto organização. Assim, o sistema aberto, como organismo, é influenciado pelo meio ambiente e influi sobre ele, alcançando um estado de equilíbrio dinâmico nesse meio.
O sistema aberto é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com o ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrente e outros agentes externos.
A organização é um sistema aberto que apresenta as seguintes características:
Entradas: A organização recebe insumos do