Abordagem sindrômica estudo de caso
ABORDAGEM SINDRÔMICA E TRATAMENTO DE SINDROMES CLÍNICAS
Aluno (s): __________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
1. Leia atentamente o caso abaixo e escolha qual fluxograma pré-estabelecido pelo Ministério da saúde usaria e o tratamento a ser instituído de acordo com a abordagem sindrômica.
LJN, 25 anos, sexo feminino, chega ao posto de saúde para realizar consulta de enfermagem com enfermeiro. LJN é solteira, mãe de três filhos, no momento da anamnese, refere estar apresentando corrimento vaginal de aspecto amarelado-esverdeado e com odor fétido, refere ainda parceiro não fixo e relações sexuais sem preservativo. Ao exame ginecológico: colo do útero pequenas lesões, presença de grande quantidade de secreção, realizado KOH positivo.
1. Qual fluxograma utilizar?
2. Qual patologia tratar a paciente?
3. Qual a medicação utilizada?
4. Quais as orientações a serem dadas e outros exames a serem sugeridos?
JOM, 32 anos, sexo masculino chega ao posto de saúde para consulta de enfermagem. À anamnese paciente refere que há presença que lesão ulcerada em glande há aproximadamente 5 semanas, é solteiro e refere o uso de preservativo somente em algumas relações sexuais. Ao exame você visualiza lesão única em glande sem secreção.
1. Qual fluxograma utilizar?
2. Qual patologia tratar a paciente?
3. Qual a medicação utilizada?
4. Quais as orientações a serem dadas e outros exames a serem sugeridos?
1 JJP, 20 anos, sexo feminino chega ao posto de saúde para consulta de enfermagem. Ao iniciar sua anamnese paciente queixa-se de corrimento vaginal com aspecto caseoso e inodoro. Ao exame especular você percebe secreção esbranquiçada em grande quantidade, hiperemia e fissura vulvar. Além desses sintomas paciente refere que em 1 ano apresentou perda ponderal de peso de 8 kg,