ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

1090 palavras 5 páginas
APRESENTAÇÃO

Esta unidade tem como objetivo identificar o surgimento da Abordagem Neoclássica e a retomada de uma série de conceitos da Teoria Clássica, que, embora criticados e renegados pela teoria das Relações Humanas, nunca foram totalmente substituídos. E de acordo com Chiavenato (2003), esta abordagem surgiu em 1954, nos Estados Unidos da América do Norte.
Trata-se, portanto, de uma visão eclética que combina esses duas correntes, acrescentando alguns aspectos que melhoraram sua aplicação.

ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja, como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
Hoje em dia é moda menosprezar Taylor, mas ele foi o primeiro homem de que se tem notícia que não aceitou o trabalho como favas contadas, mas o examinou e o estudou a fundo.

TEORIA NEOCLÁSSICA

Os principais vultos da Teoria Neoclássica foram: Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C. Davis, Louis Allen e George Terry.

Esta abordagem surgiu em 1954, nos EUA enfocou as variáveis tarefas, estrutura organizacional e pessoas e teve como seu principal representante, Peter Drucker.
As principais características básicas da Teoria Neoclássica são as seguintes:

Reafirmação dos postulados clássicos: de certa forma, é uma reação à Teoria Humanista, pois retoma os conceitos da Teoria Clássica, relegados por esta;
Ênfase nos princípios gerais da administração: procuram estabelecer princípios gerais

Relacionados