Abordagem humanista
1.1 Configuração Tríadica Humanista-Existencial-Personalista: uma abordagem teórico-metodológica de aplicação nas pesquisas de enfermagem psiquiátrica e saúde mental.
A autora buscou estabelecer uma linha de pesquisa fundamentada em um referencial teórico-metodológico adequado a investigação qualitativa para a área da Enfermagem psiquiátrica e Saúde Mental e utilizou aspectos das filosofias Humanistas, Existencial e do Personalismo como uma perspectiva única e conjunta.
1.2 Proposta de trabalho:
Através desta configuração triádica pode-se tentar entender o ser como um conjunto de princípios e ações e que não há como estudar em partes separadamente, e que é mais complexo do que do que a ciência do positivismo e da neutralidade acredita e é fundamental que as áreas de pesquisa de enfermagem psiquiátrica e saudade mental, entre outras áreas estudem o ser como um todo.
Não há como estudar o homem sem compreender a dialética que nele se encontra, pois, é mais complexo e dinâmico do que se aborda na ciência que estuda o ser como instrumento e objeto e a autora busca entender o homem como um movimento e dono de sua própria realidade e que existe responsabilidade, ações e limites em suas escolhas.
1.3 Principais aspectos apontados:
Todo bom pesquisador é dialético não havendo, pois outra forma de compreender a realidade, senão quando se a considera em movimento.
Nesta perspectiva, buscamos então direcionar nossas idéias não nos limitando certamente ao discurso de uma única corrente de pensamento, mas nos detendo naquelas que viessem oferecer subsídios para reforçar nosso ponto de vista ou quanto muito viessem favorecer o confronto ou a compreensão dialética da questão.
Fomos então buscar respaldo na História da Filosofia e na Antropologia Filosófica encontrando inúmeros representantes da concepção não determinista, nunca nos sentindo originais, identificando neste percurso, pensadores igualmente preocupados com o problema da liberdade