Abordagem Comportamental
Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Olá pessoal, é com muita satisfação que iniciaremos nossa conversa sobre um tema que atualmente está fazendo parte do dia a dia de inúmeras empresas, a “Auditoria de Gestão”, mais precisamente em Empresas de Pequeno e Médio Porte.
Sabemos que a cada dia, mais e mais empresas utilizam recursos disponíveis no mercado para melhorar seus processos produtivos na busca de melhores resultados. Trabalhando em Empresas de Pequeno e Médio Porte não é diferente. Cada vez mais empresas necessitam de profissionais qualificados, pró-ativos e que possuam uma característica primordial para os dias de hoje, que tenham capacidade de avaliar o processo como um todo (começo, meio e fim) dentro de uma visão sistêmica.
Visão do todo
Uma empresa com profissionais com esse perfil, faz parte do sonho de muitos empresários que almejam crescer no seu ramo de negócio. Muitos deles possuem um discurso muito eloqüente, mais ou menos assim:
"O que seria dessa empresa sem vocês..."
Ou ainda
" Se essa empresa é o que é, deve a todos os funcionários..."
Daria para encher páginas e páginas de frases como estas.
"Na primeira situação de dificuldade financeira da empresa, qual é a primeira área que sofre os cortes?
Então, vamos botar o pé no chão e andar mais próximo da realidade? Quando falamos das características dos profissionais, isso é real, mas cabe aos gestores de Empresas oferecerem metodologias de avaliação de melhoria nos processos não só relacionados exclusivamente em um único departamento, mas para todos os processos da empresa incluindo desenvolvimento, produção, execução, faturamento, engenharia, suprimentos, cobrança, transporte, atendimento, vendas, etc.
Segundo César Souza em Talento & competitividade “Torna-se necessário e urgente reinventar a área de RH. Os profissionais dessa área só conseguirão ser co-autores das estratégias corporativas quando tiverem domínio dos diferentes negócios da empresa, visão