Abordagem Comportamental atualizado
OU
Teoria Behaviorista
A Teoria Comportamental (também chamada de Teoria
Behaviorista), surgiu na década de 40, nos Estados Unidos, após forte oposição entre a Teoria das Relações Humanas e a
Teoria Clássica, trazendo novos conceitos para a teoria administrativa. Essa teoria foi criada em 1943 por Abraham Maslow (1908 –
1970), um psicólogo americano, e um dos maiores especialistas em motivação humana.
As principais características da Teoria Comportamental são:
• A ênfase nas pessoas;
• Preocupação com o processo de trabalho e o comportamento organizacional;
• Estudo do comportamento humano. conceitos para a teoria administrativa. O administrador precisa conhecer as necessidades humanas, e seu comportamento, para aprimorar a qualidade de vida dentro da empresa.
A
Abordagem Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Torna-se necessário o estudo mais aprofundado da motivação humana. Assim um dos temas fundamentais para a Teoria Comportamental da
Administração é a motivação humana. Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, visualizada por meio de uma pirâmide.
Teoria dos Dois Fatores
A teoria dos dois fatores,foi criada por Frederick Herzberg (1923
– 2000) um psicólogo clínico e Professor. Hezberg é conhecido pelos estudos sobre motivação humana e a “Teoria dos dois fatores”. Para ele, a Teoria dos dois fatores determinam o comportamento da pessoa. Os dois fatores são:
Fatores Higiênicos:
Relacionado com o ambiente onde as pessoas trabalham – ex: condições de trabalho, salário e segurança.
Fatores Motivacionais:
Relacionados ao conteúdo do cargo – ex: Realização pessoal, reconhecimento profissional, satisfação no trabalho, e crescimento. De acordo com Herzberg, a motivação não tem origem apenas em fatores financeiros, ela está mais relacionada à satisfação e ao desenvolvimento pessoal.
Teoria X e Teoria Y
McGregor