Abordagem Clássica da Administração
1 - INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir irá tratar sobre o tema Abordagem Clássica da Administração, mais concretamente abordará a Administração Científica e a Teoria Clássica, que no intuito de facilitar a compreensão foi apresentado do ponto de vista de três autores diferentes.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma síntese do trabalho dos autrores Idalberto Chiavenato, Reinaldo Silva e Sebastião Silva sobre o tema proposto, e feito isso, discutir e fazer uma análise comparativa e expor as semelhanças, as diferenças e as contradições entre eles.
A fundamentação teórica do trabalho está dividida em três partes: Resumo dos Livros, que estará subdividida em mais três itens (um para cada autor); Análise Comparativa, onde optamos por abordar as semelhanças, as diferenças e as contradições encontradas entre os autores; e a Análise do Grupo, que mostrará a que conclusão o grupo chegou com a realização deste trabalho.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de três autores diferentes, como já foi falado anteriormente.
2- RESUMO DOS LIVROS
2.1 – Introdução a Teoria Geral da Administração – Idalberto ChiavenatoNo despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito de administração:
Frederick Winslow Taylor (Americano) – Iniciou a chamada Escola de Administração Científica – preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.
Henri Fayol (Europeu) – desenvolveu a chamada Teoria Clássica – preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.
Suas idéias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração. Escola da Administração Científica:
A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento no nível dos operários. Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos