abono de falta
CORDENADOR: Msc. JOB DUARTE
FLUXO DE CAIXA
EMPRESAS DE PEQUENO E GRANDE PORTE
ACADÊMICA: ROSEMEIRE ATAIDE DOS SANTOS
Macapá/AP
MAIO 2013
ACADÊMICA: ROSEMEIRE ATAIDE DOS SANTOS
FLUXO DE CAIXA – EMPRESAS DE PEQUENO E GRANDE PORTE
Macapá/AP
MAIO 2013
INTRODUÇÃO
Fluxo de caixa é um mecanismo que apura a resultante entre o fluxo de entradas e o de saídas de moeda corrente em determinado período de tempo, ou como sendo um conjunto de procedimentos que permite, antecipadamente, avaliar as decisões pertinentes à administração de recursos financeiros.
Fluxo de Caixa
Empresas de Pequeno e Grande Porte
Denomina-se fluxo de caixa de uma empresa ao conjunto de ingressos e desembolsos de numerários ao longo de um período determinado. O fluxo de caixa consiste na representação dinâmica da situação financeira de uma empresa, considerando todas as fontes de recursos e todas as aplicações em itens do ativo. De forma mais sintética pode-se conceituar: é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado.
As empresas, em geral, estão passando por um momento repleto de riscos e oportunidades, e com a complexidade da economia, expansão e competitividade dos mercados, tem-se uma maior necessidade das empresas buscarem ferramentas que as auxiliem no controle de seus recursos, para que estes sejam usados de maneira adequada, a fim de alcançar os objetivos propostas pelas empresas.
Para que uma empresa possa administrar suas entradas e saídas de recursos, de modo eficaz, é indispensável que ela utilize ferramentas de controle financeiro, sendo o “Fluxo de Caixa” uma das mais utilizadas entre o meio empresarial. Pode-se classificar o Fluxo de Caixa como um instrumento gerencial, cuja finalidade principal é a de auxiliar o processo decisório de uma organização, visando sempre atingir os objetivos esperados.
O