Abonete De Cerveja

288 palavras 2 páginas
abonete de Cerveja (Beer soap)
Publicado em 13 de maio de 2014 por nanciramalho
Estranhou? É, pode parecer estranho: como assim, fazer um sabonete com cerveja? Pois é, parece estranho, mas não é.

A cerveja é produzida a partir da fermentação, principalmente, do malte de cevada e lúpulo. Outros grãos também podem ser acrescentados a essa fermentação, criando vários tipos de cerveja com características distintas. Já foi provado que a cerveja, assim, como o vinho, consumida de forma moderada, traz inúmeros benefícios à saúde.
Na cosmética não é diferente. A cerveja tem propriedades benéficas para a pele e seus componentes propiciam espuma e cremosidade ao sabonete. A fermentação da levedura produz subprodutos com características antibacterianas, antioxidantes, anti-inflamatórias e antissépticas. O lúpulo (Humulus lupulus), uma planta trepadeira originário das zonas setentrionais da Europa, Ásia e América é conhecida por suavizar e amaciar a pele. Possui ação adstringente que promove o fechamento dos poros e reduz o excesso de oleosidade da pele e cabelos, conferindo efeito tônico e refrescante. E ainda, o açúcar produzido pela fermentação do malte proporciona ao sabonete uma espuma abundante.
Para estrear essa linha, eu escolhi a cerveja Nera da Cervejaria Noi, produzida aqui na minha cidade, Niterói. Vamos prestigiar o que é nosso, né? Segundo o fabricante, ela tem notas de chocolate e café no sabor e no aroma.
Bom, não acho provável que o aroma sobreviva à reação de saponificação, então eu aromatizei esse sabão com um óleo de fragrância com notas de noz moscada, canela, bergamota e limão.
Lembrando: Nesse sabão Pangea só foram usados óleos e gorduras vegetais. Contem óleo de fragrância. Sem corantes artificiais. Livre de sulfatos. Livre de parabenos.
Fabricado em: 11/05/2014 Liberado em: 15/06/2014

Relacionados