Aboldo
264 palavras
2 páginas
Boldo Nome Botânico -> Peumus Boldus ( Molina) Leyons. Nome comum -> Boldo Órgãos Usados da Planta Tanto para fins medicinais como aromático se utilizam apenas as folhas dessecadas que tenha sido colhido na época correta isto é antes as floração a qual em geral ocorre no outono, inverno ou na primavera. Finalidades
As folhas do boldo são muito usadas, fisioterapia e em medicamentos composto. São utilizados também na aromatização de licores e bebidas alcoólicas amargas em combinação com outras plantas aromáticas.
Característica
A folha dessecada do boldo apresenta odor aromático que aumenta pelo esmagamento característico fracamente acre. O sabor é amargo e aromático. Característico Físico – Químico
A farmacopeia brasileira II 1959 exige que a folha resecada do boldo contenha o mínimo de 1,5% de essência. Mais o teor de essência extraída em corrente de vapor de água pode atingir porcentuais entre 1,8% a 2,6%. A F.B II 1959 admite um Maximo de 10% de resíduo pela incineração das folhas.
A folha do boldo devera conter:
- Boldino (CERCA DE 0,1%) e outros alcaloides de núcleo aporfina iso-coredina, nor-isocaredina, N-Mentil – Laurotenina. -Um outro alcaloide, e esparteina. Conteúdo do alcaloide no bolso oscila entre 0,250 a 0,535%. –FLAVAROIDE, determinados por método cromatográfico. –Um sintosterol.