Abnt
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
FERNANDA CAVALLI SCHMITT
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT
FLORIANÓPOLIS
2013
1.INTRODUÇÃO:
De meados do século XIX, é quase impossível encontrar um registro histórico das tecnologias tidas pelo homem. O próprio progresso tecnológico contribuiu para apagar o passado.
O ritmo da mudança social e econômica nos últimos dois séculos fez com que os registros culturais e materiais fossem encobertos, pois a codificação do conhecimento sempre foi exceção nas sociedades humanas.
Entretanto, com o avanço da Ciência e a expansão do comércio mundial, houve a necessidade de compatibilizar as diversas estruturas tecnológicas, institucionalizando a criação de normas técnicas.
Desde o início do século XX, deu-se a criação de vários comitês internacionais que regulamentaram e normalizaram procedimentos, envolvendo uma série de países.
No Brasil, a criação de uma organização nacional terminou ligada ao desenvolvimento da construção civil e ao uso do concreto armado. A existência de normas e especificações variadas para o uso do concreto armado necessitou a fundação de uma entidade permanente de normalização. Surge então, em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.
2. A ABNT:
Fundada para fornecer a base fundamental ao desenvolvimento tecnológico, a ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução nº 07 do CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Compete à ABNT coordenar, orientar e supervisionar o processo de elaboração de normas brasileiras (NBR), bem como elaborar e editar as referidas normas.
É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e AMN ( Associação Mercosul de Normalização), e é a única e exclusiva representante no Brasil dessas e da IEC (International