ABNT
1 INTRODUÇÃO 3
2 Conceitos de Orçamento 4
3 ORÇAMENTO GERAL 5
4 ORÇAMENTO FLEXIVEL 6
5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 7
6 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 8
7 BALANÇO PATRIMONIAL 9
8 Demonstração DO Resultado ExercÍcio 10
9 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 11
10 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 12
11 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
WELSCH, Glenn Albert. Orçamento Empresarial. São Paulo; Atlas, 1992. 14
1 INTRODUÇÃO
Nesta etapa da Contabilidade, veremos a importância da Gestão e Orçamento Empresarial suas variáveis no dia a dia, seja da empresa que fabrica e fornece produto, seja do consumidor final que fará uso do bem ou serviço.
O grande objetivo desta pesquisa é divulgar o orçamento empresarial, já que esta ferramenta contábil pode ser empregada, a fim de auxiliar a tomada de decisão, em qualquer empresa, inclusive em micro e pequenas empresas.
Neste intuito, serão feitas algumas considerações acerca de planejamento, controle e, principalmente, sobre orçamento empresarial, demonstrando, entre outras coisas, os diversos modelos, que podem ser empregados nas mais diversas situações.
A maneira como é definido o orçamento e a gestão empresarial, levando em conta os fatores que influenciam diretamente na comercialização e a qualidade do produto ou serviço fornecido.
2 Conceitos de Orçamento
Orçamento é o processo decisório no qual os administradores se envolvem para identificar os projetos que agregam valor à empresa. Consiste em avaliar e selecionar investimentos de longo prazo que estejam consistentes com o planejamento estratégico da empresa.
Tem vários usos, geralmente ligado a área de finanças e economia. O orçamento é neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas.
São ferramentas usadas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas para previsão das receitas e despesas para