Abnt – associação brasileira de normas técnicas
- Avaliação preliminar
- Investigação confirmatória
- Investigação detalhada A primeira parte da avaliação preliminar consiste em fazer uma análise mínima visando encontrar indícios de contaminação se água e solo subterrâneo. Existem cerca de 17 tipos de termos e definições, entre eles estão:
AC = área contaminada
AP = área com potencial de contaminação
AS = área suspeita de contaminação Existem interesses envolvidos nas análises que podem ser tanto privados quanto públicos. Nas avaliações preliminares o investigador tem que ter muita cautela, para não cometer erros que serão agravados no futuro das investigações. Depois da avaliação preliminar, sendo confirmada, há a possível existência de uma contaminação na área. Logo após é feita a investigação confirmatória. Abaixo está o fluxograma da avaliação preliminar:
Antes de fazer a estratégia de atuação é feito um estudo histórico e do meio físico. Esse levantamento histórico consiste em registrar os dados e atividades realizadas no local, assim é possível ter dados suficientes para continuar a investigação. Já o estudo do meio físico é fazer uma análise dos meios de comunicação como rios, por exemplo, para saber se muitas pessoas serão afetadas pelos possíveis contaminantes. Depois há a inspeção de reconhecimento da área, onde é feito um estudo dando uma atenção especial e focada no local em questão. É feito uma série de entrevistas com as pessoas que moram perto do local, funcionários da empresa, proprietários entre outros. Depois é feito uma ficha técnica. Seu preenchimento é bem complexo necessitando um guia. Tem de conter:
- informações cadastrais;
- dados relativos à