Abiu
Nascido no Egito, Abiú, como segundo filho de Arão já era um homem maduro na época da Libertação da nação de Israel da servidão no Egito. Nesse tempo Abiú e seu irmão obtiveram permissão, da parte de jeová, de acompanhar seu pai e 70 dos anciãos de Israel para se aproximarem do monte Sinai, para terem dali à distancia uma visão magnifica da gloria de deus. Vejamos esse relato em Êxodo 29:1 e 9-11. Notaram o privilegio que Abiú teve de ter uma visão magnifica da gloria de deus?
Jeová também honrou os filhos de arão, designando Abiú e seu irmão para servirem como sacerdotes junto a seu pai, e ainda mais ordenando que dentre eles sairia o sucessor de Arão como sumo sacerdote. O relato de Êxodo 29:10-46 mostra também que eles foram continuamente incluídos nas instruções de Deus a respeito do sacerdócio e de suas funções. Esse relato mostra que o que estava acontecendo com eles realmente era um grande privilégio.
Jeová também inculcou de modo enfático a eles, bem como à inteira nação, a importância vital de se respeitar a santidade das coisas relacionadas com a Sua adoração, inclusive o altar do incenso e acessórios. E mostrou que a vida deles dependia de respeitarem os regulamentos divinos.
Então, um ano depois do começo do Êxodo, veio o tempo para se estabelecer o tabernáculo e para a investidura do sacerdócio. A nação inteira se reuniu diante da entrada da tenda de reunião para as cerimônias de investidura. No oitavo dia, Arão começou a oficiar, tendo a Abiú e seus irmãos como auxiliares. Ali Eles estavam testemunhando a gloriosa manifestação da presença de jeová.
O relato de Levítico 10:1, 2 passa a dizer o que aconteceu em seguida....Vejamos... Notaram irmãos por uma violação do requisito de Jeová