abertura de uma farmacia de manipulação
Organização e Funcionamento da Farmácia Hospitalar
PROFª Gabriela Marchiori
LINHARES, 11 de junho de 2014
FACULDADE PITAGORAS
Projeto de Implantação de Dose Unitária
ELISANGELA
JOSILENE
LAUZENI
EDRELANE
ROSANGELA
LINHARES, 11 de junho de 2014
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS
A distribuição de medicamentos é o ato farmacêutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma prescrição elaborada por um profissional autorizado. Neste ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento. São elementos importantes desta orientação, entre outros, a ênfase no cumprimento do regime de doses, a influência dos alimentos, a interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas potenciais e as condições de conservação do produto (CFF, 1997).
Sistema pode ser definido como “a disposição das partes ou dos elementos de um todo coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada”. (FERRAIRA, 1988).
Portanto, os sistemas de distribuição devem consistir de etapas e elementos que possibilitem a integração perfeita entre a Farmácia Hospitalar, a Administração do Hospital e seus recursos humanos envolvidos. E para tanto, na busca dessa finalidade, os sistemas de distribuição podem ser compreendidos como um processo que envolve etapas como: o recebimento da prescrição, a análise e interpretação da terapêutica prescrita, a comunicação direcionada ao nível de entendimento do paciente, aviar ou distribuir segundo as normas. (CFF, 1999).
Diante desse contexto, a implantação de um sistema de distribuição de medicamento (SDM) sofre a interferência direta de alguns fatores como: a necessidade de supervisão técnica adequada; as características do hospital (nível de complexidade, tipo de edificação e fonte mantenedora), a existência de padronização de medicamentos atualizada,